Notícias do grupo

Orestes Quercia: uma justa homenagem (24/8/2012)

Por: Davi Brandão

Na manhã da última sexta-feira, 17 de agosto, familiares de Orestes Quercia, autoridades e convidados estiveram presentes na cerimônia de inauguração do busto em homenagem a Quercia, que completaria 74 anos, no sábado (18). O busto de autoria do artista Cícero D'avila, com pedestal projetado por Ruy Ohtake, permanecerá exposto no jardim do Centro Empresarial de São Paulo (Cenesp), zona sul da capital paulista.

Orestes Quercia: uma justa homenagem
Cristiane, Pedro, Andreia, Rodrigo e Alaide Quercia prestam homenagem a Orestes Quercia, um homem marcado por conquistas políticas, empresarias e pessoais. Foto: Fábio Nunes

Alaide Quercia e os filhos Cristiane, Andreia, Rodrigo e Pedro receberam nomes influentes do cenário político e nacional, como o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin; o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab; a vice-prefeita Alda Marco Antônio; o senador da República Aloysio Nunes; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz, entre outros que aplaudiram a justa homenagem a Quercia, um dos expoentes da política brasileira e do meio empresarial nacional.

"A inauguração do busto e da exposição fotográfica de fases de sua vida é uma homenagem singela que fazemos a um homem de visão extraordinária e determinação inabalável na luta sem descanso pelas causas que acreditava. Orestes sempre foi um homem simples, trabalhador, dono de grande sensibilidade humana e sua vida foi sempre guiada por princípios e valores que trouxe desde sua infância. Orestes deixa um vazio e muita saudade desses quase 30 anos que vivemos juntos. Mas deixa uma história de fé e de dignidade, exemplo de luta, de trabalho e de crença enraizada na democracia, na justiça social em São Paulo e no Brasil", disse emocionada Alaide Quercia, presidente das Organizações Sol Panamby.

"Orestes Quercia teve um papel fundamental na redemocratização do País. Nesta quinta-feira [16], foi publicado um levantamento que aponta que Campinas está entre os vinte melhores municípios em saneamento básico do País. São frutos de Orestes Quercia sendo colhidos até hoje", afirmou o governador Geraldo Alckmin durante seu discurso.

Exposição

Em cartaz na Praça de Eventos do Shopping Sol Panamby Jaraguá, nas dependências do Centro Empresarial São Paulo (Cenesp), a mostra "Orestes Quercia: uma trajetória humana e de realizações", pode ser conferida pelos visitantes até está sexta-feira, com entrada franca.

O trabalho reúne painéis fotográficos que passeiam pela trajetória de Orestes Quercia, nascido em 18 de agosto de 1938, em Igaçaba, distrito do Município de Pedregulho, interior paulista. Filho de sr. Octavio e dona Izaura, Quercia começou desde cedo o contato com o povo, tendo em vista sua contribuição desde cedo aos negócios da família.

Com 18 anos de idade transfere junto com a família sua residência para a cidade de Campinas, interior de São Paulo, onde iniciou com seu irmão Vicente o primeiro negócio. Também no município campineiro iniciou seu contato com a área do jornalismo, uma de suas paixões, com passagem por uma redação de jornal impresso e uma emissora de rádio. Ainda em Campinas, Quercia iniciou sua trajetória na área política, sendo vereador e prefeito e, posteriormente, senador, vice-governador e governador do Estado de São Paulo.

Uma trajetória culminada em sucesso, mas marcada por muito trabalho. "Um midas. Um visionário. Um desenvolvimentista", deste modo é lembrado Orestes Quercia por muitos, tendo em vista sua visão para os negócios.

Do homem político e empresário, Orestes também foi um pai de família, que deixa enaltecida de orgulho a viúva Alaide e seus filhos Cristiane, Andreia, Rodrigo e Pedro, que unidos trilham para manter o legado construído pelo leonino nascido em Igaçada.

"Orestes Quercia: uma trajetória humana e de realizações", resume a trajetória deste brasileiro que tanto lutou pela redemocratização e pelo desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil.

Veja mais notícias.